Europa tem que definir uma estratégia «que sirva as suas premissas civilizacionais»
Europa tem que definir uma estratégia «que sirva as suas premissas civilizacionais»

Seminário internacional «A estratégia global da união europeia», Lisboa, 1 fevereiro 2016
Estratégia europeia, 1 fevereiro 2016
O Ministro da Defesa Nacional, Azeredo Lopes, afirmou que «estamos no momento certo para testemunhar que a Estratégia Europeia de Segurança adotada em 2003, revista em 2008, deixou de conseguir responder plenamente aos desafios de um ambiente geopolítico em acelerada mutação e, diriam alguns, em acelerada confusão».
O Ministro intervinha na sessão inaugural do seminário internacional «A estratégia global da união europeia» que reuniu, no Instituto de Defesa Nacional, em Lisboa, vários especialistas nacionais e estrangeiros.
Para Azeredo Lopes, «a Europa precisa de estabelecer, com confiança, os pilares de uma estratégia de política externa e de segurança que seja própria, que sirva as suas premissas civilizacionais num mundo globalizado».
Um dos principais desafios é «impedir que se proclamem como europeias várias e dispersas políticas externas e de segurança», afirmou o Ministro. Assim, é tempo de a Europa definir «um modo de agir europeu que os europeus compreendam, aceitem e legitimem».
Azeredo Lopes afirmou ainda a importância de uma «União Europeia também na Defesa», alertando que não se deve «subestimar a dimensão da Defesa na discussão da nova estratégia global, reconhecendo a transversalidade deste setor e explorando todo o potencial da Política Comum de Segurança e Defesa».
O seminário internacional «A Estratégia Global da União Europeia» é uma organização conjunta dos Ministérios dos Negócios Estrangeiros e da Defesa Nacional de Portugal, o Colégio Europeu de Segurança e Defesa, o Instituto de Estudos para a Segurança da União Europeia e o Instituto de Defesa Nacional, e constitui uma iniciativa integrada nos debates em curso sobre a Estratégia Global da União Europeia que deverá ser aprovada pelo Conselho Europeu no próximo mês de junho.
Foto: Seminário internacional «A estratégia global da união europeia», Lisboa, 1 fevereiro 2016
