Primeiro-Ministro assinalou Dia Internacional dos Museus
Primeiro-Ministro assinalou Dia Internacional dos Museus

Primeiro-Ministro António Costa visita o Museu Nacional de Arqueologia, Lisboa, 18 maio 2016 (Foto: Paulo Vaz Henriques)
Dia Internacional dos Museus,18 maio 2016
O Primeiro-Ministro António Costa assinalou o Dia Internacional dos Museus com uma visita à exposição «Lusitânia Romana» no Museu da Arqueologia.
Os museus, palácios e monumentos da tutela da Direção-Geral do Património Cultural tiveram entrada livre durante todo o dia e em Lisboa o Museu Nacional dos Coches promoveu uma iniciativa, o «Passeio Real por Belém», de charrete.
Na véspera, acompanhado pelo Ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, na inauguração da exposição «O museu que não se vê» no Museu Nacional de Arte Antiga em Lisboa, o Primeiro-Ministro afirmou que o espaço é um dos que «necessita de ter condições para se poder expandir e para poder desenvolver em torno de si um conjunto de valências e de capacidades que são absolutamente essenciais».
Para 21 de maio está reservada a «Noite dos Museus». O Museu Nacional de Arte Antiga vai marcar o momento com a compra do quadro de Domingos Sequeira, «A Adoração dos Magos», e lançou um convite a todos os interessados em participar numa festa de dança no jardim, entre as 18h00 e a meia-noite.
De norte a sul do país, haverá programas culturais nos museus, palácios e monumentos da tutela da Direção-Geral do Património Cultural, que terão entrada livre a partir das 18h00.
Em Lisboa, será disponibilizado um circuito de transporte gratuito com circulação a partir do Marquês de Pombal e que ligará os visitantes entre vários museus: Museu do Chiado, do Azulejo, da Etnologia, dos Coches, de Arquelogia, da Música, do Traje, do Teatro e o Palácio Nacional da Ajuda, entre outros.
Foto: Primeiro-Ministro António Costa visita o Museu Nacional de Arqueologia, Lisboa, 18 maio 2016 (Foto: Paulo Vaz Henriques)
