Defesa da Propriedade Industrial em destaque na Web Summit 2017

Empresas portuguesas participantes no programa «Alpha» com oferta de registo

Web Summit 2017

Web Summit 2017

No âmbito da Web Summit 2017, o Governo aprovou um regime temporário de isenção e redução das taxas do Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

Este regime prevê um desconto de 50% para os pedidos de registo de design ou patente feitos entre os dias 6 e 9 de novembro, para além da isenção de taxas de propriedade industrial para as empresas portuguesas integradas no programa Alpha, destinado a startups em fase de pré-investimento.

O objetivo desta medida é reforçar a sensibilização dos empresários para a necessidade de salvaguarda dos seus direitos relativos à propriedade industrial.

Promover e dinamizar o registo de patentes

Portugal é um dos países europeus com mais marcas registadas por cidadão, com cerca de 130 pedidos de proteção do design, 65 pedidos de invenções e 1900 pedidos de marcas submetidos todos os meses.

Neste sentido, é necessário dar continuidade aos esforços para promover e dinamizar o registo de design e de patentes, motivo porque o Instituto Nacional de Propriedade Industrial vai lançar o convite para a submissão de candidaturas para a primeira edição do Prémio Nacional de Inventor do Ano, em janeiro de 2018.

Esta distinção é focada nas áreas de Ecotecnologia, Saúde e Tecnologias de Informação, reforçando a aposta no trabalho de patentes nestes setores estratégicos para o desenvolvimento do País.

A Ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, visitará a Web Summit no dia 8 de novembro, às 11h30, para conhecer as startups e apresentar as novidades na área da Justiça destinadas à simplificação e promoção do desenvolvimento das empresas.

Inserem-se nestas inovações medidas integrantes do Programa Capitalizar, mas também simplificações incluídas no Justiça mais Próxima e Simplex+.

Áreas: Justiça