Portugueses vão ter acesso gratuito a plataformas de saúde com informação validada

Ministro da Saúde afirmou que acesso a estes sistemas é um passo na «luta entre médicos e o doutor Google»

Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, na assinatura do protocolo entre o Ministério da Saúde e a Ordem dos Médicos, Lisboa, 4 setembro 2018

Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, na assinatura do protocolo entre o Ministério da Saúde e a Ordem dos Médicos, Lisboa, 4 setembro 2018

O Ministério da Saúde e a Ordem dos Médicos assinaram um protocolo que pretende disponibilizar, a partir de janeiro de 2019, o acesso gratuito a plataformas digitais internacionais com informação clínica e cientificamente validada.

Na assinatura do protocolo, em Lisboa, o Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, afirmou que o acesso a estes sistemas é um passo na «luta entre médicos e o doutor Google»: «Damos um passo na batalha do conhecimento contra a ignorância, daquilo que é a realidade científica contra a informação desvirtuada».

As quatro plataformas têm como principal objetivo fornecer informação aos profissionais de saúde, nomeadamente aos médicos, que permita uma tomada de decisão clínica mais informada e baseada na melhor evidência científica. A assinatura do protocolo permitirá que passem também a estar disponíveis a todos os cidadãos.

As plataformas internacionais têm a informação disponível em inglês mas haverá tradução de alguns conteúdos para português para facilitar a compreensão por parte da população.

O Ministro da Saúde acrescentou que o acesso gratuito a estas plataformas terá «uma neutralidade de custos».

Os quatro sistemas de apoio à decisão clínica - BMJ Best Practice, Cochrane Library, DynaMed Plus e UpToDate - estarão acessíveis a partir de janeiro a todos os portugueses que possam aceder à internet, pretendendo-se que a disponibilização desta informação possa servir para «aumentar consideravelmente e de modo sustentado a literacia de cidadãos, dos doentes e dos seus familiares».


Tags: saúde
Áreas: Saúde