«Segurança é um dos elementos essenciais para a inclusão social»
Ministro da Administração Interna marcou presença na assinatura dos protocolos de associação ao Contrato Local de Segurança de Lisboa

Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, na cerimónia de assinatura dos protocolos de associação ao Contrato Local de Segurança de Lisboa, 5 fevereiro 2018
Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, na cerimónia de assinatura dos protocolos de associação ao Contrato Local de Segurança de Lisboa, 5 fevereiro 2018
«A segurança é um dos elementos essenciais para a inclusão social, para a competitividade, para a atratividade das cidades, dos países», afirmou o Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, na cerimónia de assinatura dos protocolos de associação ao Contrato Local de Segurança de Lisboa.
O Ministro disse também que «a segurança é um valor que não tem uma expressão estritamente técnico-policial – essa é a pior forma de olharmos para ela», a política de segurança tendo «esta dimensão local que queremos com a autarquia de Lisboa acentuar e aprofundar nas suas várias frentes».
Eduardo Cabrita exemplificou esta dimensão específica que a política de segurança deve ter em cada local com a descentralização de competências para a Polícia Municipal, medida que agora «está consolidada a bem do País e a bem de Lisboa».
Sublinhando que Portugal é «um dos países mais seguros do mundo», o Ministro disse que a segurança é «decisiva para motivar investimento».
«O sucesso do turismo de Lisboa, que teve em 2017 o ano mais notável de sempre, deve-se também a esta consciência global que comparativamente com tantas outras, Lisboa é uma das capitais mais seguras do mundo», acrescentou.
Os protocolos de associação ao Contrato Local de Segurança de Lisboa referem-se a três projetos dedicados a jovens e idosos, desenvolvidos nos bairros do Casal dos Machados, da Cruz Vermelha e no Bairro de Santos (Rego).
Estão ainda previstos protocolos para outros bairros como os do Armador, do Condado e Padre Cruz.
