Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros em Atenas para a Cimeira dos Países do Sul da Europa

O Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, estará amanhã, dia 17, em Atenas, na Grécia, onde representará Portugal na Cimeira dos Países do Sul da Europa, que este ano tem lugar naquele país.

A reunião terá como principais pontos de agenda as questões da paz, segurança e estabilidade no Mediterrâneo; a agenda europeia, designadamente o Pilar Europeu dos Direitos Sociais, o Novo Pacto em matéria de Migração e Asilo, o combate à pandemia e a recuperação económica, além das transições verde e digital; e a nova agenda para o Mediterrâneo.

Esta será a oitava vez que este fórum se reúne ao nível de Chefes de Estado ou de Governo, sendo que aos sete países que já o compunham (Portugal, Espanha, França, Itália, Malta, Chipre e Grécia), se juntam agora, formalmente, a Eslovénia e a Croácia.