Campanha de vacinação contra a Covid-19 e a gripe sazonal
Administrado um milhão de vacinas contra a gripe e 450 mil de reforço contra a Covid-19
Profissionais de saúde, do setor social e bombeiros envolvidos no transporte de doentes vão também começar a ser vacinados

Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Sales, intervém na conferência de Imprensa sobre a campanha de vacinação contra a Covid-19 e a gripe sazonal, Lisboa, 12 novembro 2021 (foto: João Bica)
Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Sales, intervém na conferência de Imprensa sobre a campanha de vacinação contra a Covid-19 e a gripe sazonal, Lisboa, 12 novembro 2021 (foto: João Bica)
Já foi administrado, em Portugal, um milhão de vacinas contra a gripe e mais de 450 mil doses de reforço contra a Covid-19. Na conferência de imprensa sobre a campanha de vacinação contra a Covid-19 e a gripe sazonal, em Lisboa, o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, afirmou que este é «um marco assinalável que deixa o Ministério da Saúde e o núcleo de vacinação e da campanha de vacinação satisfeitos».
António Lacerda Sales disse também que, não obstante esta situação positiva, o País «deve continuar a ter uma atitude preventiva perante o desafio de novas variantes do novo coronavírus, o aumento de casos na Europa e, também, a imprevisibilidade deste processo».
«A pandemia ainda não acabou. As duas doses foram essenciais para darmos um passo em frente, no regresso à normalidade. Esta terceira dose, bem como a vacinação contra a gripe sazonal, é crucial para evitarmos dar um passo atrás», disse ainda.
Casa aberta este fim de semana para maiores de 80 anos
Tendo como objetivo a vacinação do maior número possível de pessoas com a terceira dose, o Secretário de Estado afirmou que a modalidade de casa aberta vai estar disponível este fim de semana, para as pessoas que sejam elegíveis.
«Este fim de semana teremos casa a aberta de norte a sul do País, para podermos vacinar os maiores de 80 anos que ainda não foram vacinados. É uma oportunidade para os familiares e cuidadores levarem as pessoas à vacinação no fim de semana, em que sabemos que há maior disponibilidade», explicou.
A lista de centros de vacinação abertos este fim de semana está já disponível no site da Direção-Geral de Saúde. O horário de funcionamento é, maioritariamente, das 9 às 17 horas. Não havendo agendamento prévio, António Lacerda Sales avisou que «poderão existir alguns constrangimentos e tempo de espera».
Profissionais de saúde, do setor social e bombeiros
Lacerda Sales referiu também que, na próxima semana, se vai iniciar a vacinação dos profissionais de saúde e, na semana de 22 a 27 deste mês, a dos profissionais dos setor social e dos bombeiros envolvidos no transporte de doentes.
Vai ainda decorrer uma campanha de comunicação nas rádios, nas televisões e nos jornais, a apelar a este esforço coletivo.
