Governo destaca importância do reinício de atividade das empresas

Ministro Pedro Siza Vieira afirmou que poderão ter um contributo grande para que 2021 seja «um ano de crescimento vigoroso»

Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, durante a cerimónia de lançamento do Cascais Invest, Cascais, 8 junho 2020

Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, durante a cerimónia de lançamento do Cascais Invest, Cascais, 8 junho 2020

O Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, afirmou que o Programa de Estabilização Económica e Social (PEES) pretende garantir as condições necessárias para que as empresas «possam ter as melhores condições para reiniciar a sua atividade, mantendo os empregos e tendo as portas abertas».

Em Cascais, após a cerimónia de lançamento do Cascais Invest, o Ministro referiu que medidas como os alívios e apoios fiscais ao investimento são uma forma de permitir que as empresas se concentrem no essencial: «Ir atrás dos clientes e produzir bens e serviços que respondam à procura que existe neste momento».

Pedro Siza Vieira acrescentou que, com uma orientação bem definida, as empresas poderão contribuir para que 2021 seja «um ano de crescimento vigoroso».

O Ministro sublinhou que as medidas de apoio à retoma da atividade económica anunciadas foram decisivas para evitar uma destruição «muito maior do tecido empresarial e do emprego», que provocaria «consequências sociais muito graves e tornaria a economia incapaz de responder à retoma da procura esperada no segundo semestre».

A resposta da União Europeia, com a criação de um plano de recuperação económica, vai contribuir para a construção de uma Europa «mais competitiva e mais justa» do ponto de vista económico, acrescentou Siza Vieira.