Histórico XXII Governo ConstitucionalVoltar para Governo em funções

2020-04-24 1347

Ministra da Agricultura destaca importância do comércio de proximidade em visita ao setor das carnes

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, acompanhou o funcionamento de empresas do setor da carne e de explorações de hortícolas, no contexto da pandemia de Covid-19.

A Ministra visitou a PEC Nordeste, em Penafiel, uma empresa com mais de 20 anos de serviço no apoio à produção pecuária nacional, que mantém valiosas parcerias com as associações e agrupamentos de raças autóctones com Denominação de Origem Protegida, nomeadamente Barrosã, Maronesa, Minhota, Cachena e Arouquesa.

Maria do Céu Albuquerque afirmou que, «no Plano de Medidas Excecionais, procurou-se garantir o apoio à manutenção da atividade dos produtores de espécies autóctones. Foi ainda assegurado o enquadramento do pastoreio, em áreas de pousio, sujeitas a restrição por obrigações associadas a compromissos ambientais assumidos para o ano de 2020, reduzindo assim os custos na alimentação e maneio dos animais que permanecem no campo». 

Foi também feito um reforço dos pagamentos diretos e das ajudas para o desenvolvimento rural para 70% e 85%, respetivamente, e que engloba os pagamentos ligados às vacas em aleitamento e leiteiras, aos ovinos e caprinos, como também o apoio às zonas com condicionantes naturais. 

A Ministra visitou uma produtora local de Paredes integrada no projeto PROVE, promovido pelo Grupo de Ação Local Ader-Sousa, que já assegurou a sua inscrição na plataforma www.alimentequemoalimenta.pt. Esta produtora, Alda Moreira, distribuía cerca de 75 cabazes antes desta crise, mas com a nova realidade viu a sua produção aumentar para 100 cabazes por semana. 
 
Maria do Céu Albuquerque revelou que cerca de 700 produtores já se inscreveram na plataforma www.alimentequemoalimenta.pt, o site lançado pela área de Governo da Agricultura há uma semana, que conta já com 50 mil visitas. 

A Ministra destacou a mudança de comportamentos devida aos efeitos da pandemia, e reafirmou que «é precisar valorizar o que é nosso, os nossos produtos locais, que têm de ser reconhecidos pela sua qualidade. Quando estamos a consumir produtos próximos, produtos de época, estamos a diminuir a nossa pegada ecológica, bem como a apoiar os nossos agricultores. E, assim, estamos a alimentar quem sempre nos alimentou». 

Em Vila Real, Maria do Céu Albuquerque assistiu à inscrição do Agrupamento de Produtores de Carne Maronesa na plataforma www.alimentequemoalimenta.pt

A Ministra lembrou que este é um dos setores mais afetados pelo encerramento dos hotéis, restaurantes e cafés, devido à pandemia, e recordou as medidas de apoio à tesouraria e as garantias da União Europeia: «fomos pedindo à Comissão Europeia um conjunto de medidas excecionais que, finalmente, foram aprovadas. Em concreto, vai ser permitido o armazenamento privado dos laticínios, assim como da carne de vaca, de ovino e de caprino»