Portugal vai montar rede de diagnóstico viral

Investimento de 8,4 milhões de euros vai duplicar capacidade laboratorial para cerca de 22 mil testes diários

Secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales

Secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales


Portugal vai montar uma rede de diagnóstico alargada e reforçada destinada a detetar o reaparecimento de covid-19 ou de outros vírus, para responder de forma célere e integrada a novos surtos virais, disse o Secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, na conferência de imprensa de atualização da situação da pandemia de Covid-19, em Lisboa.

Lembrando que «Portugal é hoje um dos países que mais testes por cem mil habitantes faz na Europa», acrescentou que o objetivo da expansão da capacidade laboratorial é duplicar a capacidade de testagem dos atuais 10 mil testes diários do Serviço Nacional de Saúde para cerca de 22 000 testes por dia.

A montagem da rede tem um financiamento de 8,4 milhões de euros previsto no Programa de Estabilização Económica e Social e a operacionalização técnico-científica a cargo do Instituto Nacional Dr. Ricardo Jorge.

O investimento será feito sobretudo em infraestruturas e equipamentos, dando também uma melhor e maior resposta em todas as regiões do País, nomeadamente nas do Sul, onde mais falta. 

Áreas: Saúde