Dia Internacional das Raparigas nas TIC
Para assinalar o Dia Internacional das Raparigas nas TIC, criado pela União Internacional das Telecomunicações, é promovida a iniciativa Mãos Às TIC! Laboratórios de Engenharia e Tecnologia, nos dias 27 e 28 de abril, em Coimbra e Lisboa, no âmbito do Projeto Engenheiras Por Um Dia (5ª Edição).
Este evento irá contar com a presença de mais de 1000 estudantes, de várias zonas do país, e com mais de 30 entidades parceiras no qual serão dinamizados Laboratórios de Engenharia e Tecnologia, para partilha de conhecimento, experiências e esclarecimento de dúvidas, envolvendo escolas, empresas e instituições de ensino superior.
No dia 27 de abril, quarta-feira, estas atividades decorrerão ao longo do dia em Coimbra, no Departamento de Engenharia Informática, com o apoio da Universidade de Coimbra.
No dia 28 de abril, quinta-feira, Lisboa acolhe este evento no Complexo Desportivo Municipal do Casal Vistoso, com a presença da Secretária de Estado da Igualdade e Migrações, Sara Guerreiro, e da Coordenadora-Geral do INCoDe.2030, Luísa Ribeiro Lopes, com o apoio do município e da Altice.
A Girls in ICT Week insere-se no objetivo do Governo de reverter a tendência de redução da participação de raparigas e mulheres nas TIC e nas engenharias. Através das áreas da igualdade e da digitalização, designadamente através da articulação com o Programa INCoDe.2030, o Governo tem procurado colocar este tema na agenda política e mediática, alertando, por exemplo, para a descida da percentagem de mulheres entre as pessoas diplomadas em TIC – passaram de 26% em 1999 para 17,5% em 2009, recuperando um pouco para 20,1% em 2020. Sendo de realçar que Portugal subiu de 19º para 15º no ranking Women in Digital Scoreboard (DESI) em apenas um ano (entre 2019 e 2020) e que importa prosseguir o trabalho desenvolvido e melhorar estes indicadores, tal como os relativos ao mercado de trabalho.
Foi com esse objetivo que, em 2017, foi criado o Projeto Engenheiras Por Um Dia, que já alcançou quase 10 500 jovens dos ensinos básico e secundário, em 460 atividades, entre práticas laboratoriais, sessões de role model e mentoria. Uma iniciativa do Governo, atualmente coordenado pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) e pelo INCoDe.2030, em articulação com a Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão (APPDI), o Instituto Superior Técnico e a Ordem dos Engenheiros, que envolve, atualmente, uma rede de 84 entidades parceiras onde se destacam empresas tecnológicas como a Huawei, IBM, CISCO, Defined.ai, Microsoft, Vodafone e Siemens, 48 escolas básicas e secundárias e 19 instituições de ensino superior.
