A reforma da Proteção Civil «é para desenvolver e para consolidar»

Ministro da Administração Interna presidiu à posse da diretora nacional de Administração de Recursos da ANEPC

Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, na tomada de posse da diretora nacional de Administração de Recursos da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, 8 abril 2022

Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, na tomada de posse da diretora nacional de Administração de Recursos da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, 8 abril 2022

O Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, afirmou que a reforma em curso no âmbito da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) «é para desenvolver e para consolidar».

José Luís Carneiro intervinha na cerimónia de posse da diretora nacional de Administração de Recursos da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e dos cinco comandantes regionais de Emergência e Proteção Civil (Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve), em Carnaxide.

Acompanhado pela Secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, o Ministro disse que a posse dos comandantes regionais «é um passo» para reforçar «a estrutura institucional da Proteção Civil» e, em particular, a sua estrutura de comando, conseguindo-se assim uma maior eficácia da operacionalização da resposta da Proteção Civil.

José Luís Carneiro afirmou ainda que outros passos estão previstos, mas têm de ser dados naturalmente com tempo e com o amadurecimento que se exige nestas mudanças:

«Dentro de dias, teremos a apresentação do nosso Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais, que tem também responsabilidades muito especiais na prevenção e, naturalmente, do combate dos incêndios», acrescentou.

Dirigindo-se aos novos comandantes regionais, o Ministro disse que «aquilo que vos pedimos é que, com toda a lealdade inerente ao vosso caráter e às vossas funções, sejam homens de previsão e alertem para aquilo que há que alertar, sugiram aquilo que há que sugerir, e mantenham esse sentido de entrega, de eficácia, e de sentido de serviço público.»

O Ministro afirmou ainda que «é com sentido elevado e com uma ética de serviço público que conseguimos efetivamente transformar as instituições e fazer com que a sociedade civil confie nas instituições. O juramento que acabais de fazer é isso mesmo que significa: é um juramento com uma ética de serviço público e essa ética de serviço público é especialmente exigente quando se trata de questões de segurança.»

Os comandantes regionais hoje empossados, na sequência de concurso da Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CReSAP), são Carlos Alves (Norte), António Ribeiro (Centro), Elísio de Oliveira (Lisboa e Vale do Tejo), José Ribeiro (Alentejo) e Vítor Vaz Pinto (Algarve).