Divulgação de mensagens racistas e xenófobas exige «determinação e consequência»

Ministro da Administração Interna afirmou que o Governo vai abrir inquérito ao caso

O Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, determinou à Inspeção-Geral da Administração Interna «a abertura de inquérito, imediato, para apuramento da veracidade dos indícios contidos nas notícias sobre a alegada publicação, por agentes das forças de segurança, de mensagens nas redes sociais com conteúdo discriminatório, incitadoras de ódio e violência contra determinadas pessoas», notando que o inquérito deve decorrer com isenção, imparcialidade, independência e rigor.

«Esta situação que conhecemos agora, por intermédio desta investigação realizada por um conjunto de jornalistas, exige da nossa parte uma atitude de grande lucidez, firmeza, determinação e consequência», afirmou.

«Firmeza porque não podemos tergiversar na necessidade de apurar responsabilidades. Determinação porque a determinação que fiz em relação ao inquérito mandado abrir deve ser tão célere, ampla e profunda quanto seja necessário», frisou.

José Luís Carneiro lembrou que a grande maioria dos agentes das Forças de Segurança são cumpridores da sua função e respeitadores da constituição, devendo existir «lucidez para não confundirmos a parte com o todo. E eu queria aqui deixar ficar uma palavra para a esmagadora maioria dos mais de 40 000 polícias e guardas que todos os dias zelam pela defesa dos valores constitucionais e pelo Estado de Direito».

O Ministro falava no final da cerimónia de inauguração da escultura «Do Rigor o Devir», no Museu da Polícia, em Lisboa, que também contou com a presença do Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva. 

A escultura é da autoria de Diogo Nunes, da Faculdade de Belas Artes (FBA) da Universidade de Lisboa, que resulta de uma parceria entre a FBA e a Polícia de Segurança Pública. A obra foi pensada e edificada com armas apreendidas e destruídas pela PSP, visando transmitir a mensagem que a redução e destruição de armas garante a segurança e a liberdade.