Portugal saúda abolição da pena de morte pela Guiné Equatorial
Progresso no desígnio português de abolição global da prática cruel da pena de morte

Logotipo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa
Logotipo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa
Portugal saúda a abolição da pena de morte na Guiné Equatorial «após aprovação, assinatura e publicação do novo Código Penal», sublinhou o gabinete do Ministro dos Negócios Estrangeiros na sua conta oficial no Twitter.
Portugal manter-se-á empenhado na «abolição universal e definitiva» da pena de morte e «é firmemente contra a aplicação desta prática cruel, desumana e injustificada em qualquer lugar e em qualquer circunstância».
«Enquanto convicto abolicionista», de acordo com a publicação do Ministro dos Negócios Estrangeiros, Portugal continuará a «pugnar, «em todos os fóruns, pela abolição universal e definitiva da pena capital».
A Guiné Equatorial assume, assim, «o compromisso assumido quando aderiu à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa no sentido de abolir esta prática cruel», é ainda destacado na publicação do Ministro dos Negócios Estrangeiros.
A abolição da pena de morte constava do roteiro que a Guiné Equatorial se comprometeu a aplicar aquando da adesão à CPLP.
