Cerca de 66 milhões de euros para tornar a Linha do Norte mais segura, fiável e eficiente

Comunicado do Ministério da Economia e da Coesão Territorial e do Ministério do Ambiente e Energia

 

  • Abriu o Aviso que vai permitir à Infraestruturas de Portugal melhorar o sistema de sinalização e telecomunicações da Linha do Norte. 
  • Modernizar e melhorar os transportes é uma prioridade para o país. 


O Sustentável 2030, programa temático desenhado para ajudar Portugal a enfrentar os desafios da transição energética e climática, abriu um Aviso para cofinanciar a implementação do Sistema de Sinalização e Telecomunicações na Linha do Norte. 

Destinado à Infraestruturas de Portugal, este concurso-convite tem o valor de quase 66 milhões de euros e uma taxa de comparticipação máxima de 85%. 

O investimento vai promover a modernização e interoperabilidade da infraestrutura ferroviária nacional, através da implementação do Sistema Europeu de Gestão do Tráfego Ferroviário (ERTMS) na Linha do Norte, reforçando os níveis de segurança, fiabilidade e eficiência da exploração ferroviária, e alinhando a rede nacional com os padrões europeus de gestão e controlo do tráfego ferroviário. 

Outras intervenções, como a instalação do sistema ERTMS/ETCS Nível 2 no troço Granja–Gaia, a implementação do sistema de comunicações GSM-R entre Campanhã e Entroncamento, e a preparação do troço Entroncamento–Souselas para futura adoção do ETCS Nível 2, vão permitir melhorar o controlo da circulação ferroviária, aumentar a capacidade operacional da linha e garantir comunicações mais eficientes e seguras. 

A compatibilidade tecnológica da Linha do Norte com os requisitos europeus de interoperabilidade ferroviária vai também criar as condições necessárias para a articulação com a futura Linha de Alta Velocidade Porto–Lisboa.

O Ministro da Economia e da Coesão Territorial, Castro Almeida, sublinha “a importância de tornar o transporte ferroviário mais eficiente, para atrair cada vez mais tráfego e contribuir para a descarbonização”. 

“Queremos uma ferrovia em que todos possam confiar. É com esta exigência que temos de continuar a trabalhar. Queremos uma ferrovia mais segura, moderna e fiável. Que responda às necessidades dos passageiros, das empresas e do país”, acrescenta o Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz. 

Para a Ministra do Ambiente e da Energia, Maria da Graça Carvalho, “ao tornarmos o transporte público mais acessível, sustentável e seguro, estaremos a caminhar a passos largos para a transição energética necessária”.

 

A informação apresentada foi útil?

Partilhe a sua opinião