Defesa: Venda de três KC-390 à Grécia gera retorno de 33 milhões de euros

O retorno da venda será canalizado para a indústria nacional

Ministro da Defesa Nacional na cerimónia de assinatura com o Ministério da Defesa grego, em Atenas

Ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, na cerimónia de assinatura da venda de três KC-390, Atenas, 2 novembro 2026 (MDN)

Portugal e a Grécia assinaram um acordo para a venda de três aeronaves Embraer KC-390, num negócio que deverá gerar um retorno de 33 milhões de euros para o Estado português. Segundo o Ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, que se deslocou a Atenas para participar na cerimónia de assinatura do acordo, este valor “será canalizado para a indústria nacional”.

Prevê-se que o Estado tenha um retorno de 11 milhões de euros por cada aeronave vendida, que será direcionado para a indústria nacional. Esta operção resulta da participação portuguesa no desenvolvimento e produção do KC-390 e na adaptação e certificação das aeronaves aos requisitos da NATO, que permitem a sua comercialização junto de outros países aliados.

O documento assinado entre os dois Estados prevê que o pagamento de 590 milhões de euros abranja o valor pelas três aeronaves, fabricados pela empresa Embraer, bem como equipamentos e serviços conexos, tais como, transição operacional, apoio logístico e formação inicial a realizar em Beja.

O acordo prevê a entrega da primeira aeronave em 2027 e “entregas faseadas subsequentes” em 2029 e 2031.

Esta operação resulta da participação portuguesa no desenvolvimento e produção do KC-390 e na adaptação e certificação das aeronaves aos requisitos da NATO, que permitem a sua comercialização junto de outros países aliados.

 

Leia o comunicado na íntegra: “Defesa vende três aviões KC-390 à Grécia e garante parceria operacional de longo prazo“.

A informação apresentada foi útil?

Partilhe a sua opinião