Litoral algarvio está mais protegido e pronto para o Verão
A operação de reposição de areia no troço costeiro entre Quarteira e Garrão, no Algarve, garantiu o reforço de cerca de 6,6 quilómetros desta frente costeira com o equivalente a mais de 140 mil camiões de material arenoso. A intervenção de reforço da proteção do litoral face à erosão costeira foi, como previsto, concluída antes da abertura oficial da época balnear.
A Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, verificou o fim dos trabalhos na Praia do Garrão, em Almancil, e anunciou um reforço complementar da alimentação artificial de areia em zonas que levantam algumas preocupações adicionais, como a Praia do Forte Novo. “Vamos reforçar esta operação com cerca de 620 mil metros cúbicos de areia nos próximos 15 dias, sem impacto na época balnear”, afirmou.
A intervenção abrangeu as praias de Vale do Lobo, Garrão, Trafal, Forte Novo e Quarteira e foi financiada pelo Programa Sustentável 2030 e pelo Fundo Ambiental. Os trabalhos reforçam a proteção da linha de costa, melhoram as condições de segurança balnear e aumentam a resiliência do litoral algarvio.
A deslocação ao Algarve, a 25 de maio, incluiu também reuniões com autarcas para analisar os desafios ligados à gestão ambiental, à eficiência hídrica, erosão costeira, requalificação de praias, biodiversidade e sustentabilidade dos recursos naturais. Questões que foram analisadas na sede da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), onde Maria da Graça Carvalho reuniu com os 16 municípios algarvios e com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR-A), acompanhada pelo Secretário de Estado do Ambiente e pelo presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
A Ministra presidiu ainda à reunião do Grupo de Trabalho para as Ilhas Barreira da Ria Formosa — Culatra, Hangares e Farol —, estrutura multidisciplinar criada para acompanhar a preparação de um plano de transferência de competências para o Município de Faro.
O objetivo passa por garantir uma resposta mais próxima às necessidades das populações e assegurar a proteção do elevado valor ecológico destes territórios únicos em biodiversidade.
