2026-05-08 1115

Navios elétricos da Transtejo Soflusa transportaram dois milhões de passageiros

No dia 5 de maio, assinalou-se o marco dos dois milhões de passageiros transportados em navios elétricos da Transtejo Soflusa (TTSL), numa cerimónia no Seixal que contou com a participação do Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz.

“Hoje viemos aqui comemorar os dois milhões de passageiros de um serviço inovador, que é a mobilidade elétrica também fluvial”, afirmou o Ministro, que considera que “a operação elétrica da TTSL constitui um forte contributo para o objetivo da descarbonização do transporte público, em particular do rio Tejo, e para a mobilidade sustentável de milhões de passageiros”.

Miguel Pinto Luz anunciou o início da ligação fluvial entre Seixal e Barreiro em junho, que vem colmatar uma falha de mobilidade entre populações que “estão tão perto”, mas que têm de fazer um percurso mais longo para circular entre si.

A operação elétrica está consolidada nas ligações fluviais entre Seixal e Cais do Sodré e entre Cacilhas e Cais do Sodré. A ligação Seixal-Cais do Sodré é totalmente elétrica desde maio de 2025 e representou 48% dos passageiros transportados em navios elétricos. A ligação Cacilhas-Cais do Sodré, reforçada com navios elétricos desde novembro de 2025, representou 52%. A travessia Montijo-Cais do Sodré decorre em fase experimental.

A frota elétrica da TTSL integra dez navios em funcionamento, cada um com 540 lugares. Em 2025, a TTSL transportou perto de 21 milhões de passageiros e realizou 128 mil viagens com os seus 30 navios. A empresa pretende aproximar-se dos 25 milhões de utilizadores anuais, numa estratégia de modernização da mobilidade fluvial que inclui a renovação dos terminais da Trafaria e de Porto Brandão.

Comunicado: Dois milhões de passageiros transportados em navios elétricos