Portugal e São Tomé e Príncipe preparam novo impulso na cooperação bilateral
Luís Montenegro assistiu à tomada de posse do reeleito Presidente Carlos Vila Nova e destacou relações económicas e ação conjunta na educação, saúde e energia

Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, assistiu à tomada de posse do reeleito Presidente da República Democrática de São Tomé e Príncipe, Carlos Vila Nova, São Tomé e Príncipe, 3 setembro 2026 (Gonçalo Borges Dias/GPM)
"É uma relação na qual nós temos um comprometimento com o futuro de São Tomé e Príncipe", afirmou Luís Montenegro, destacando a continuidade da cooperação entre os dois países do ponto de vista financeiro e em várias áreas setoriais, como a educação, a saúde e a energia.
Laços humanos e relações económicas
O Primeiro-Ministro salientou a dimensão humana e económica da relação entre os dois países.
"Há portugueses a viver em São Tomé e Príncipe, há são-tomenses a viver em Portugal. Há trocas comerciais e interesses económicos que se entrecruzam e que nós também queremos dinamizar", afirmou.
No plano multilateral, Luís Montenegro destacou a participação conjunta de Portugal e São Tomé e Príncipe na CPLP e em várias organizações internacionais, sublinhando a "grande comunhão de princípios e de valores" entre os dois países.
Cimeira bilateral em preparação
O Primeiro-Ministro referiu ainda que Portugal e São Tomé e Príncipe têm vindo a conversar sobre a realização de uma cimeira bilateral, que poderá constituir um momento para aprofundar a cooperação entre os dois países em diferentes áreas.
"Estamos a pensar em organizar uma cimeira bilateral, no âmbito da qual creio que se compreenderá o aprofundamento desta cooperação a vários níveis e também ao nível do estímulo ao investimento das empresas portuguesas em São Tomé e Príncipe”, salientou.
A cerimónia de tomada de posse do Presidente da República de São Tomé e Príncipe e a reunião bilateral que mantive com o Presidente Carlos Vila Nova permitiram reforçar os laços de profunda amizade que unem os nossos dois países. Estamos juntos na construção de um futuro com mais…
— Luís Montenegro (@LMontenegro_PT) September 3, 2026
Declarações do Primeiro-Ministro na tomada de posse do Presidente da República Democrática de São Tomé e Príncipe