2026-05-29 1424

Reforma laboral é parte essencial da estratégia de crescimento para o país

“Portugal tem duas hipóteses: Ou acompanha a transformação ou fica para trás”, afirmou o Ministro dos Assuntos Parlamentares, Carlos Abreu Amorim, no encerramento de uma interpelação ao Governo sobre condições de vida, na Assembleia da República. 

O Ministro lembrou que “os tempos mudaram, o mundo está a mudar profundamente, rapidamente e irreversivelmente. Da integração das novas tecnologias ao novo quadro geopolítico, vivemos transformações globais que não esperam”.

“Portugal encontra-se perante um momento de escolha decisivo para o rumo das próximas décadas. O Governo tem uma estratégia para o crescimento económico, para a justiça social e para melhorar a vida dos portugueses”, disse.

Desta estratégia faz parte a reforma laboral proposta ao Parlamento, sobre a qual Abreu Amorim sublinhou que “prevê mais direitos para os trabalhadores, através do alargamento das licenças parentais e de uma maior proteção no despedimento; na conciliação familiar ou na integração da inteligência artificial”.

Reforma laboral

“A reforma laboral é um dos passos que o país tem de dar” para “crescer mais, produzir mais e criar mais riqueza”, pois “sem crescimento económico sustentado, não há melhoria duradoura dos salários, não há reforço do Estado social, não há verdadeira coesão e não há uma efetiva melhoria da vida dos portugueses”. 

Assim, disse, “a política económica deve ter uma orientação clara para a competitividade, para o investimento, para o aumento da produtividade e para o bem-estar das populações. Não se trata apenas de distribuir melhor o que existe, trata-se de criar mais valor, mais empresas, mais emprego e mais oportunidades”.

O Ministro disse ainda que se o país “quer subir na cadeia de valor tem de ser um país atrativo para investir. Isso exige estabilidade fiscal, previsibilidade regulatória e um enquadramento que não penalize quem arrisca, quem cria emprego e quem aposta em Portugal”.

 

Intervenção do Ministro dos Assuntos Parlamentares no encerramento da interpelação ao Governo sobre condições de vida