Presidência e Modernização Administrativa
Maria Manuel Leitão Marques nasceu em Quelimane, Moçambique, em 1952.
Foi na Universidade de Coimbra que se licenciou em Direito e foi também aí que iniciou a sua vida profissional, lecionando na Faculdade de Economia.
Desde 1979, é investigadora permanente do Centro de Estudos Sociais. Em 2003, tornou-se Professora Catedrática da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.
Ao longo da sua carreira, coordenou vários projetos de investigação, nacionais e internacionais, nas áreas do Direito Económico, Direito da Concorrência, Sociologia do Direito e Administração Pública, e publicou diversos trabalhos, tendo sido convidada a participar em várias conferências.
Exemplos disso mesmo foram as suas funções como consultora internacional da Casa Civil da Presidência da República do Brasil no âmbito do projeto "Intercâmbio entre a União Europeia e o Brasil" e como consultora internacional do projeto "Conducting an evaluation of services of the one stop shop" (BAU) em Moçambique.
Acumulou todas essas atividades com a Vice-Presidência da Association Internationale de Droit Économique e a Presidência, entre 1998 e 2002, do Observatório do Comércio do Ministério da Economia.
Nos anos de 2013 e 2014 fez parte do comité de seleção da competição "Bloomberg Philantropies Mayor’s Chalenge" e do High Level Group on Administrative Burdens. Nesse mesmo período foi administradora não-executiva da Fundação Francisco Manuel dos Santos.
O seu currículo político inclui os cargos de Secretária de Estado da Modernização Administrativa nos XVIII e XVII Governos Constitucionais. Nas últimas eleições legislativas, em 2015, foi eleita Deputada no Circulo Eleitoral de Viseu.
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