Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2019-03-18 às 16h09

3ª Sessão Participativa do Projeto Piloto para a Gestão Colaborativa do Parque Natural do Tejo Internacional

A Secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação Natureza, Célia Ramos, preside à abertura da 3ª Sessão Participativa no âmbito do Projeto Piloto para a Gestão Colaborativa do Parque Natural do Tejo Internacional, que se realiza no Centro de Empresas Inovadoras, em Castelo Branco.

Este Projeto Piloto é uma iniciativa emblemática do Ministério do Ambiente e da Transição Energética e conta com a participação de sete parceiros (Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, Municípios de Castelo Branco, Idanha-a-Nova e Vila Velha de Ródão, Instituto Politécnico de Castelo Branco, Associação Empresarial da Beira Baixa e Quercus – Associação Nacional para a Conservação da Natureza), apostando numa nova forma de gestão – participativa e colaborativa - de uma área protegida, tal como definido na Estratégia Nacional da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, aprovada pelo Governo em maio de 2018.

Pretende-se que esta iniciativa seja um marco de uma nova cultura de colaboração e participação na gestão do Parque Natural do Tejo Internacional e, ao mesmo tempo, crie uma nova dinâmica orientada para as pessoas.

Esta será a última de um total de três sessões, na qual se pretende definir a forma de concretização das soluções identificadas para as temáticas Património, Turismo e Cinegética, e que resultaram das discussões ocorridas nas sessões anteriores.

De dar nota que, no âmbito deste Projeto Piloto, estão já em curso dois projetos, financiados pelo Fundo Ambiental, com uma dotação total de 300 mil euros para valorizar o Parque Natural do Tejo Internacional, a saber: o projeto "Promover e Valorizar o PNTI", em execução pelo Instituto Politécnico de Castelo Branco, e o projeto "Compatibilizar a Gestão Cinegética com a Conservação da Natureza no PNTI", da responsabilidade da Quercus. Estes projetos serão concluídos em 2019, estando já a ser delineados novos projetos para iniciar ainda no presente ano.
Tags: ambiente