Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2017-10-10 às 13h18

Esclarecimento da Administração Interna em relação ao combate aos incêndios

Face às notícias vindas a público nos últimos dias, segundos as quais o Ministério da Administração Interna não terá acautelado os meios de vigilância, deteção e combate necessários ao quadro meteorológico dos últimos dias, propício à propagação de incêndios florestais, esclarece-se:

– O dispositivo dos bombeiros, que integra a Fase Delta do DECIF 2017, foi reforçado com mais 820 operacionais, o que corresponde a um total de 2763 operacionais dos Corpos de Bombeiros. Ao nível do total de operacionais ao serviço do DECIF, a Fase Delta conta nesta altura com cerca de 6400 elementos;

– Os Grupos de Reforço distritais foram reforçados e são ativados face às necessidades operacionais;

– Em matéria de vigilância e rescaldo, foram constituídos Pelotões de Militares, os quais estão a ser acionados sempre que necessário;

– Foi reativada a Rede Primária de Postos de Vigia da GNR. Os 72 postos desta rede estarão em funcionamento do dia 11 ao dia 31 de outubro. A vigilância móvel conta nesta altura com 2720 operacionais.

– Ainda na área do combate, o Ministério da Administração Interna determinou o alargamento dos contratos de meios aéreos até ao final do mês de outubro. Assim, estão disponíveis dois aviões pesados, dois aviões médios e oito helicópteros médios. A este dispositivo, juntam-se os meios próprios do Estado, frota composta por três helicópteros ligeiros e três pesados. 
Tags: incêndios