Portos registaram quebra no primeiro trimestre mas já dão sinais de retoma
Os dados divulgados pela AMT – Autoridade da Mobilidade e dos Transportes mostram que os portos do continente registaram, no primeiro trimestre de 2018, uma movimentação de 21,9 milhões de toneladas de mercadorias, o que representou um recuo de 10,9% face ao ano transato. Contudo, importa salientar que os meses de março e, sobretudo, de abril já denotaram sinais de retoma que apontam para um regresso à tendência de crescimento.
Os dados do primeiro trimestre espelham um início de ano com maiores dificuldades para a operação portuária, devido a fatores externos, como as condições climatéricas adversas, que atrasaram entradas e saídas de navios em porto e afetaram várias operações.
Por outro lado, é também conhecido o impacto da evolução dos resultados do porto de Sines no total portuário nacional – um porto que detém mais de 50% do total de carga nos portos do continente. Neste porto, as operações para além de terem sido condicionadas pelas condições climatéricas adversas, foram também afetadas pelas paragens técnicas de algumas importantes unidades produtivas da região. Assim, nos primeiros três meses do ano, Sines perdeu 2,5 milhões de toneladas, o que representou uma redução de 18,5% face ao período homólogo de 2017, contribuindo de forma decisiva para o recuo do sistema portuário nacional.
Leia o comunicado
