Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2016-05-06 às 15h53

Túnel do Marão melhora condições de investimento e emprego em Trás-os-Montes

«O Túnel do Marão é uma via de enorme importância para toda a região de Trás-os-Montes e Alto Douro, na medida em que assegura uma ligação rápida, confortável e, acima de tudo, segura ao resto do País e à rede viária europeia», afirmou o Ministro do Planeamento e Infraestruturas, acrescentando que terá «um impacto enorme na vida das pessoas e das empresas».

«Mas é, igualmente, uma infraestrutura de grande importância para todo o País, na medida em que constitui um fator de dinamização da economia, de que todos beneficiaremos», disse ainda Pedro Marques à agência Lusa.

O Túnel do Marão conclui a autoestrada 4 (Porto-Bragança), permitindo a ligação por autoestrada da região à restante rede de autoestradas nacionais, nomeadamente à zona do Grande Porto, ao porto de Leixões, ao aeroporto Sá Carneiro e aos grandes eixos ferroviários.

«Quer isto dizer que as empresas que aqui estão localizadas, assim como as que pretendam investir na região, ficarão mais perto dos grandes centros de distribuição», afirmou o Ministro.

Pedro Marques acrescentou que «estou em crer que, com estas novas acessibilidades, haverá um acréscimo sensível de investimento na região, com o que isso representa em criação de emprego».

A autoestrada do Marão, onde se integra o túnel, é uma via de 30 km que liga Amarante a Vila Real, onde se junta à Autoestrada Transmontana que segue até à fronteira, em Bragança.