Notícias
Modal galeria
«Portugal está entre os Estados do mundo que melhor promove a salvaguarda da vida humana no mar», afirmou o Secretário de Estado da Defesa Nacional, Marcos Perestrello, na cerimónia de abertura da época balnear, em Cascais.
Sublinhando que «os bons resultados se devem a todas as entidades que se dedicam a esta missão», o Secretário de Estado destacou «a relação virtuosa entre a Marinha e a Autoridade Marítima Nacional» na prossecução deste objetivo, «com resultados muito visíveis ao nível do salvamento marítimo, e cujo número vítimas mortais tem descido substancialmente de ano para ano».
Praias seguras potenciam mais turistas
«A ação que desenvolvemos nas praias vigiadas e nas praias não vigiadas é determinada pela proteção das pessoas», acrescentou Marcos Perestrello, lembrando que «os turistas nos procuram por causa do nosso mar, pelo que importa oferecer-lhes condições de segurança nos seus momentos de lazer».
O Almirante Autoridade Marítima Nacional, Macieira Cardoso realçou, por seu turno, «o sucesso da estratégia para assistência aos banhistas criada há 30 anos, e que se traduziu num decréscimo de 50 para menos de 10 mortos por ano por motivos de afogamento».
«Podemos hoje asseverar um inegável sucesso com a significativa redução de mortos por motivos de afogamento, apesar do aumento da frequência de banhistas em praias portuguesas», concluiu.
Nesta cerimónia foram entregues 26 carrinhas à Autoridade Marítima Nacional equipadas com meios de salvamento e preparadas para socorrer banhistas em praias não vigiadas, no âmbito do projeto Seawatch, que acontece pelo sexto ano consecutivo.
Modal galeria