Notícias
Modal galeria
A Ministra da Justiça afirmou que os advogados têm de acompanhar as transformações da sociedade de forma a garantir a liberdade e a segurança dos cidadãos.
«A nossa sociedade vivencia um processo de transformação acelerada que o Direito tem tido dificuldade em acompanhar. Há uma nova gama de referências jurídicas», disse Francisca Van Dunem na abertura das comemorações dos 90 anos da Ordem dos Advogados, em Cascais.
A Ministra disse que o mundo está a entrar num «caminho sem retorno» e que será obrigatório fazer um «reajustamento do lugar da Justiça no mundo do Direito».
Para Francisca Van Dunem, as crises económicas, financeiras e bancárias fizeram com que surgissem «esquemas de governance com uma lógica muito própria».
Novos desafios
«Perante a fragilidade de um banco, o que fazer? Há toda esta lógica de governance nova, que coloca saberes cruzados entre o Direito administrativo e Direito Constitucional», referiu.
Francisca Van Dunem acrescentou que o terrorismo e o crime à escala global fizeram como que se viva «paredes meias com o medo, insegurança, explosão e pobreza».
«Interpelo-os para estas realidades», disse a Ministra, acrescentando: «A única certeza que temos reside nos nossos valores. É verdade que as condições deste tempo exigem evolução do pensamento. Não podemos operar com os mesmos quadros de antigamente».
«Só a Justiça assegura a liberdade e segurança de todos, sejam quais forem as realidades emergentes e metamorfoses do Direito» concluiu.
Foto: Ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, na abertura das comemorações dos 90 anos da Ordem dos Advogados, Cascais, 30 junho 2016 (DR)
Modal galeria