Notícias
A Campanha de Sensibilização de Eficiência Energética que envolve a Agência de Energia e a RTP inicia-se em conjunto com a 78.ª Volta a Portugal em Bicicleta.
O objetivo da iniciativa é explicar conceitos e fornecer informações práticas à população sobre a melhor forma de poupar energia e racionalizar consumos no seu quotidiano: em casa, no trabalho e na mobilidade.
O foco incide na dimensão tecnológica, relacionada com as caraterísticas técnicas dos equipamentos e dos sistemas energéticos, e na vertente comportamental, associada à forma como se utiliza esses equipamentos e sistemas, minimizando ou evitando desperdícios de energia.
Neste contexto serão divulgados, durante a 78.ª Volta a Portugal em Bicicleta, um conjunto de filmes (http://www.adene.pt/accao/campanha), onde se exemplificam soluções de poupança de energia que representam uma redução da fatura mensal a pagar pelo consumidores.
Forte dependência energética
A promoção da eficiência energética é uma das prioridades da política energética do Governo, dado que a dependência energética de Portugal se situa ainda em 72,4%, sendo o 9.º país da União Europeia com maior dependência energética externa.
O custo desta dependência energética, fortemente baseada em combustíveis de origem fóssil, reflete-se em importações anuais na ordem dos seis mil milhões de euros, que têm impacto no desequilíbrio da balança comercial.
Sendo a energia um fator determinante para a competitividade das empresas e, deste modo, para o crescimento da economia e criação de emprego, Portugal assumiu o objetivo de redução em 25% do consumo de energia primária até 2020.
Esta meta que contribui também para uma economia com menos emissões de carbono e um desenvolvimento mais sustentável.
Modal galeria