Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2016-10-07 às 12h16

Antigas minas recuperadas entregues a município, freguesias e associações de Mangualde

O Governo, através do Secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, cedeu as áreas das antigas explorações mineiras de Cunha Baixa e de Espinho à comunidade local de Mangualde.

A recuperação ambiental destas minas, a cargo da Empresa de Desenvolvimento Mineiro (EDM) representou um investimento total de 6,5 milhões de euros, comparticipado por fundos europeus.

No que diz respeito à área recuperada da antiga mina de Cunha Baixa, foi assinado um protocolo de cedência à Cooperativa Agropecuária dos Agricultores de Mangualde de um sistema de regadio agrícola construído pela EDM.

O sistema inclui um açude que recebe águas pluviais e permite regar cerca de dez hectares de terrenos agrícolas respeitantes a 19 parcelas beneficiárias.

Foi também celebrado um protocolo de entrega, ao município de Mangualde e à Freguesia de Cunha Baixa, do edifício do Centro Interpretativo e o Parque de Merendas anexo, construídos pela EDM.

A mina de Cunha Baixa funcionou entre 1967 e 1993 e a respetiva recuperação ambiental representou um investimento na ordem dos 6 milhões de euros, comparticipado por fundos europeus.

Já a área recuperada da antiga mina de Espinho vai ser utilizada para treino e divulgação de atividades no âmbito da proteção civil através de um protocolo entre o Município de Mangualde, a Freguesia de Espinho, e a associação Grupo de Intervenção Operações de Proteção e Socorro (K9V – GIOPS).

A mina de Espinho foi explorada entre 1988 e 1990 e a recuperação ambiental representou um investimento de cerca de meio milhão de euros, comparticipado por fundos europeus.

As minas de Cunha Baixa e de Espinho, no concelho de Mangualde, foram desativadas em 1991 e 1990, respetivamente, após exploração de urânio.

Tags: minas
Áreas:
Economia