Notícias
Modal galeria
O Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, presidiu à entrega de 20 viaturas médicas de emergência e reanimação (VMER) a unidades hospitalares, em Cascais, iniciando o processo de renovação destas viaturas do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).
«Há mais de oito anos que não eram substituídas, muitas estão obsoletas e só o profissionalismo e a dedicação dos profissionais do INEM é que têm permitido que o socorro se tenha efetuado», afirmou o Ministro.
Adalberto Campos Fernandes anunciou ainda que, no próximo ano, espera aumentar o número de viaturas médicas de emergência e reanimação que serão substituídas.
As 20 viaturas entregues a sete hospitais da região norte, cinco da região centro e oito da região sul representam um investimento de mais de um milhão de euros, são o início do processo de renovação da frota.
As VMER destinam-se ao transporte rápido de uma equipa médica ao local onde se encontra o doente e tem como principal objetivo a estabilização pré-hospitalar e o acompanhamento rápido médico durante o transporte de vítimas de acidente ou doença súbita em situações de emergência.
44 viaturas em todo o Continente
A rede de viaturas médicas de emergência e reanimação do INEM encontra-se distribuída pelo território continental, com 44 viaturas em funcionamento, sendo 14 no norte, 10 no centro e 20 no sul, 17 das quais na região de Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo, e três no Algarve.
Os hospitais que vão receber as novas viaturas são:
No norte: Centro Hospitalar Gaia-Espinho; Hospital Pedro Hispano (Matosinhos); Centro Hospitalar do Porto; Centro Hospitalar S. João (Porto), Unidade Local de Saúde do Noroeste, Hospital de Bragança; Hospitais de Chaves e Vila Real do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro.
No centro: Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra; ao Centro Hospitalar de Leiria; Unidade Local de Saúde da Guarda; Centro Hospitalar Tondela-Viseu; Centro Hospitalar da Cova da Beira.
No sul: Hospital de Cascais; Centro Hospitalar de Setúbal; Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental; Centro Hospitalar de Lisboa Central; Centro Hospitalar de Lisboa Norte; Centro Hospitalar do Algarve; Hospital de Vila Franca de Xira; e Hospital Garcia de Orta (Almada).
Foto: Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, na entrega de novas viaturas do INEM, Cascais, 7 novembro 2016 (Foto: António Cotrim/Lusa)
Modal galeria