Notícias
José Eduardo Vera Jardim, Presidente da Comissão de Liberdade Religiosa, será distinguido com o Prémio Internacional de Excelência «Liberdade e Paz – Jean Nussbaum e Eleanor Roosevelt», numa cerimónia que decorre hoje no Palácio das Nações, em Genebra.
O prémio é atribuído pela Associação Internacional para a Defesa da Liberdade Religiosa (AIDLR), organização não governamental criada em 1946, com estatuto consultivo na ONU, que destaca a dedicação e ação José Eduardo Vera Jardim «na defesa e na promoção do princípio da liberdade religiosa em Portugal».
«Reconhecendo os contributos que, durante décadas, o Dr. Vera Jardim ofereceu como cidadão e como governante para a defesa da liberdade, e em particular da liberdade religiosa, a AIDLR valorizou em especial a sua ação determinante na preparação e na aprovação da Lei da Liberdade Religiosa, apontada internacionalmente como exemplo de avanço legal e social na área da liberdade de consciência, religião e culto».
«Esta é, também, uma oportunidade de reconhecer internacionalmente o ambiente de paz e de entendimento vivido entre as comunidades religiosas e no que ao fenómeno religioso diz respeito em Portugal», refere um comunicado da AIDLR.
O prémio, na sua primeira edição, será entregue numa cerimónia integrada na Cimeira Global sobre Religião, Paz e Segurança, em Genebra, organizada conjuntamente pela AIDLR e pelo Gabinete das Nações Unidas para a Prevenção do Genocídio.
O novo presidente da Comissão da Liberdade Religiosa, José Eduardo Vera Jardim, tomou posse no passado dia 5 de setembro, numa cerimónia presidida pela Ministra da Justiça, em que se anunciou a intenção de revitalizar a atividade da comissão.
Foto: José Vera Jardim, presidente da Comissão da Liberdade Religiosa
Modal galeria