Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-07-31 às 21h03

«Acordo de paz com a Renamo é uma excelente notícia para Moçambique»

«O acordo de paz com a Renamo anunciado hoje em Maputo é uma excelente notícia para Moçambique e para a África lusófona», afirmou o Primeiro-Ministro, António Costa, na rede social Twitter.

Sublinhando que «a paz é o melhor caminho para o desenvolvimento e prosperidade», o Primeiro-Ministro acrescentou: «Os moçambicanos merecem» e «Portugal saúda esta notícia com alegria e sólida esperança no futuro».

O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, anunciou na Assembleia da República que vai assinar o acordo para a cessação definitiva das hostilidades militares com o líder da Renamo, Ossufo Momade, na serra da Gorongosa, no dia 1 de agosto.

Filipe Nyusi disse que o acordo prevê o fim formal dos confrontos entre as forças de defesa e segurança moçambicanas e o braço armado da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), principal partido da oposição.

O entendimento resulta do diálogo entre Filipe Nyusi e o falecido líder do principal partido da oposição Afonso Dhlakama, e depois com o atual presidente da Renamo, Ossufo Momade.

No âmbito deste diálogo teve início, no dia 29 de julho, o desarmamento, desmobilização e reintegração do braço armado deste partido.