O Governo aprovou o programa de investimentos na área da Saúde autorizando a respetiva despesa. Segundo a resolução do Conselho de Ministros publicada no Diário da República de 2 de maio, 10 hospitais vão beneficiar de investimentos de 91 milhões de euros até 2021, parte dos quais adveniente de financiamento comunitário.
Como refere em
comunicado a Ministra da Saúde, o Programa visa «alavancar o investimento, a recuperação e a melhoria de infraestruturas e equipamentos do setor da saúde».
Ao mesmo tempo, «é assegurada a melhoria da rede e a expansão da atual capacidade instalada do Serviço Nacional de Saúde, traduzindo um compromisso do Governo», acrescenta o comunicado.
Este Programa é financiado por verbas do Orçamento de Estado (69,3 milhões de euros) e, sempre que aplicável, por fundos europeus (21,3 milhões de euros), repartidos por três anos - 2019, 2020 e 2021.
A aquisição de aceleradores lineares para radioterapia, a requalificação de instalações e equipamentos, e a implementação de projetos com vista à eficiência energética são alguns dos investimentos previstos, cabendo aos hospitais realizar as ações necessárias à sua rápida concretização.