A campanha internacional do Turismo de Portugal Portugal.The Summer foi distinguida pela Organização Mundial do Turismo na sua 23.ª Assembleia Geral em São Petersburgo, na Rússia.
«O esforço nacional de projeção do País foi mais uma vez reconhecido», afirmou a Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, em
comunicado.
A Secretária de Estado acrescentou: «Foi premiado o trabalho coletivo de apresentação de Portugal como destino irresistível e diversificação de mercados para que o crescimento sustentável continue».
A ideia agora premiada teve início em 2018, quando Ana Mendes Godinho estava de visita aos Estado Unidos da América e a banda de norte-americanos Portugal.The Man, que é parceira da iniciativa, acabara de ganhar um Grammy.
Seguiu-se a apresentação do desafio a músicos de todo o mundo para submeterem maquetes de reinvenções da canção "Live In The Moment", um original de Portugal. The Man. O resultado foi o registo de mais de 300 participações oriundas de mais de 20 países.
A banda escolheu depois as cinco melhores versões, que foram utilizadas nos cinco filmes promocionais da campanha Portugal. The Summer.
Os vencedores foram NelsØnn (Alemanha), Maria Rui (Alemanha), Brady O'Keefe (Estados Unidos da América), Here Come the Mummies (Estados Unidos da América) e Guga Bruno (Brasil), cujas versões serviram de banda sonora aos filmes "Portugal. The Ocean", "Portugal. The Nature", "Portugal. The Music, "Portugal. The Flavours" e "Portugal. The Sun", respetivamente.
Sob a realização de Bruno Ferreira, os videoclipes foram filmados nas várias regiões do País recorrendo a storytelling através de uma coreografia, que ilustrava as memórias da sua protagonista.