«Estou disponível para ouvir, quero ouvir da parte do meu homólogo quais as ideias que tem e quais as necessidades que sentem», afirmou o Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, referindo-se a Filomeno Paixão, em declarações aos jornalistas em Díli, Timor-Leste, onde se encontra numa visita oficial de três dias.
O Ministro acrescentou: «A nossa disponibilidade é total, temos uma grande abertura para apoiar, quer seja na área marítima, quer seja no componente terrestre».
«Primeiro quero ouvir, e depois identificar formas de responder aquilo que sentem ser as maiores necessidades», disse João Gomes Cravinho, que reuniu com o Primeiro-Ministro e com Ministro da Defesa timorense com o objetivo de «passar em revista todos os aspetos da cooperação técnico-militar entre Portugal e Timor».
O Ministro acrescentou que foi uma «reunião muito interessante», onde ambas as partes puderam «olhar para as perspetivas, que são boas, e Timor-Leste pode contar com amizade de Portugal».
«Tive oportunidade de dizer que é uma alegria especial estar aqui em representação do Governo, estive aqui há 20 anos, portanto, voltar a Timor-Leste depois do referendo é refletir sobre os enormes avanços que o país teve nestas décadas», referiu João Gomes Cravinho.
O Ministro afirmou também: «Pude comunicar ao Senhor Primeiro-Ministro que ele deve continuar a contar com apoio de Portugal, seja na área da Defesa, seja em todas as outras áreas onde há todo um histórico e muitas perspetivas de cooperação».
«O nosso compromisso com Timor é de longo horizonte, muito prolongado. Estamos sempre disponíveis para ver como podemos aprofundar e melhorar a nossa cooperação», disse ainda.
«Portugal é um parceiro importantíssimo»
No mesmo sentido, Filomeno Paixão realçou os laços entre Portugal e Timor-Leste, referindo a questão marítima como prioritária, dada a exploração de petróleo e gás na costa sul.
«Portugal é um parceiro importantíssimo, com fortes laços culturais e de língua, que sempre contribuiu, desde o início até agora. Espero que continuemos a trabalhar a longo prazo», afirmou o Ministro da Defesa de Timor-Leste.
João Gomes Cravinho representa o Primeiro-Ministro, António Costa, nas comemorações dos 20 anos do referendo da independência, trazendo «uma mensagem de alegria e fraternidade de Portugal, num momento para lembrarmos as grandes amizades que fizemos juntos e projetar outras caminhadas para o futuro», concluiu.