Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-06-27 às 8h02

Execução do Portugal 2020 vai «dar-se a conhecer ao número mais alargado possível» de pessoas

«De acordo com os dados mais recentes, os valores dos pagamentos realizados no âmbito do Portugal 2020 já ultrapassaram certamente os 40%», afirmou o Ministro do Planeamento, Nelson de Souza, em declarações à agência Lusa.

Segundo dados oficiais, já foram contratados 20 mil milhões de euros do montante global, correspondentes a 80% dos fundos comunitários. Deste total, metade já foi efetivamente pago, com a taxa de execução do Portugal 2020 a rondar os 36% no final de abril.

No dia 27 de junho, serão apresentados os resultados deste Programa «para prestar contas à população e apresentar casos práticos da aplicação dos fundos comunitários», acrescentou o Ministro.

«A ideia do evento Mostra PT 2020 é dar a conhecer o que temos feito com o financiamento disponibilizado pela União Europeia através dos fundos estruturais», ou seja, «dar uma ideia dos resultados concretos em termos de benefício para economia, pessoas e territórios», disse ainda Nelson de Souza.

A decorrer no Altice Arena, este é «um evento aberto a todo público», pois o Governo quer «dar-se a conhecer ao número mais alargado possível de portugueses» donde «é muito importante que prestemos contas a um conjunto mais vasto de pessoas», sublinhou o Ministro. 

Presidido pelo Primeiro-Ministro, António Costa, no evento estarão também presentes os Ministros da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Regional, Luís Capoulas Santos, e do Mar, Ana Paula Vitorino, e a Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Maria do Céu Albuquerque.

O evento contará com apresentações, debates e uma mostra que visa, de forma dinâmica e criativa, expor alguns projetos apoiados pelo Portugal 2020 através dos próprios promotores, que vão desde instituições de solidariedade social a microempresas e multinacionais.

Com uma dotação global 26 mil milhões de euros, o Portugal 2020 resulta de uma parceria entre o País e a Comissão Europeia no qual se estabelecem princípios e as prioridades de programação para a política de desenvolvimento económico, social e territorial de Portugal entre 2014 e 2020, desdobrando-se em 16 programas operacionais.