As exportações terão representado cerca de 42% do Produto Interno Bruto em 2017, tendo-se também registado «um crescimento histórico da quota de mercado», afirmou o Ministro das Finanças, Mário Centeno.
O Ministro fez esta declaração no final de um encontro entre o Primeiro-Ministro António Costa e a diretora-geral do Fundo Monetário Internacional, Christine Lagarde, no Fórum Económico Mundial, em Davos, na Suíça.
O Ministro sublinhou que em 2017 as exportações portuguesas «cresceram muito mais do que o comércio internacional, o que significa que há uma base de sustentabilidade forte da evolução económico-financeira nacional».
«Isto permitirá enfrentar melhor os desafios futuros, incluindo os da política monetária», disse Mário Centeno, acrescentando que Portugal «está agora muitíssimo melhor preparado para aquilo que é o futuro da política monetária e económica europeia».
As exportações portuguesas têm crescido significativamente ao longo da última década, sendo que representavam 31,3% do Produto Interno Bruto em 2007.