«Este é um bom exemplo de um investimento que se enquadra na estratégia adotada pelo Governo para valorizar outros destinos que não apenas o Litoral», afirmou a Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, no lançamento da primeira pedra do empreendimento Vale das Lobas, em Sobral Pichorro, freguesia sita no concelho de Fornos de Algodres, distrito da Guarda.
O projeto, que representa um investimento no valor de 3,2 milhões de euros (dos quais 2,2 milhões correspondem a incentivo do Portugal 2020), visa a criação de uma unidade de turismo de natureza que irá criar 40 postos de trabalho diretos. Incluída está também a reconstrução do Solar e da capela de Girões, ambos património datado do século XVII.
Intitulado Vale das Lobas, o empreendimento inclui a construção de um hotel com 23 quartos, restaurante e programas de bem-estar. A infraestrutura engloba ainda a Aldeia do Artesão, 26 moradias amigas do ambiente e um parque de campismo.
Entre as inovações a introduzir pelo projeto está o abastecimento do restaurante do hotel a partir da colheita realizada no empreendimento, a regeneração da biodiversidade e a revitalização da comunidade envolvente.