O Governo
aprovou em Conselho de Ministros a criação do grupo de projeto para a Portugal Film Commission (PFC), que irá contribuir para a afirmação de Portugal como destino de filmagens internacionais.
Na dependência das áreas de governação da Cultura e do Turismo, a Portugal Film Commission terá como missão garantir a simplificação e agilização dos procedimentos de autorização de filmagens em Portugal, em articulação com os serviços e organismos públicos da administração central, regional e local.
A Portugal Film Commission irá também contribuir para a divulgação nacional e internacional do Fundo de Apoio ao Turismo e ao Cinema, o programa de incentivo à produção cinematográfica e audiovisual e captação de filmagens, ao abrigo do qual já foram aprovadas 26 candidaturas, que totalizam um investimento global em Portugal de 36,6 milhões de euros.
Com uma duração de três anos, o grupo de projeto da Portugal Film Commision terá como Film Commissioner Manuel Claro e como diretora executiva Inês Queiroz.
Graça Fonseca, Ministra da Cultura, sublinhou que «com a criação da Portugal Film Commission os agentes – produtores, atores e técnicos – dos setores do cinema e do audiovisual passam a poder contar com um modelo único de organização, a quem podem recorrer para poder filmar em Portugal».
«É um passo fundamental para estimular a indústria e posicionar o País como destino preferencial de filmagens, contribuindo ao mesmo tempo para a promoção internacional de todo o território», acrescentou.
A Ministra afirmou que a promoção de Portugal como destino será feita realçando «não só as condições naturais e infraestruturais, mas também os recursos técnicos». Graça Fonseca sublinhou ainda o «papel muito importante de simplificação e modernização de procedimentos em diferentes áreas do Estado», facilitando a obtenção de autorizações para filmagens em Portugal.
A criação da Portugal Film Comission dá continuidade ao trabalho iniciado em 2018 pelo grupo interministerial que desenvolveu e executou a medida PIC Portugal – Filmar em Portugal.