Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-09-16 às 16h25

Governo destaca importância de parcerias para o sucesso da ação inspetiva nas condições laborais

O Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José António Vieira da Silva, afirmou que o sucesso e a eficácia da ação inspetiva da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) dependerão da capacidade de conseguir parcerias.

«São um fator crítico para o sucesso e eficácia. A vocação para o trabalho em conjunto tem de ser construída e valorizada. A eficácia do trabalho da autoridade e dos seus inspetores resulta muito maior feita numa lógica de parceria, que tem que ser estendida aos agentes da sociedade civil, aos parceiros sociais, na identificação de problemas, fatores de risco, construção de estratégias de atuação. É uma dimensão absolutamente critica para o futuro», destacou.

Na sessão solene de abertura de estágio de 48 novos inspetores da Autoridade para as Condições do Trabalho, em Lisboa, o Ministro referiu que as parcerias «são sempre difíceis», mas reiterou a importância do trabalho em conjunto para garantir o sucesso e eficácia.

Vieira da Silva sublinhou também que o combate aos falsos recibos verdes é uma da área onde a cooperação entre a ACT, a Segurança Social, as Finanças e os parceiros sociais seria mais importante.

O estágio agora aberto corresponde ao primeiro grupo de um total de 128 novos inspetores previstos para reforçar os quadros da ACT até ao final de 2019.