A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, e o Secretário de Estado das Pescas, José Apolinário, inauguram uma nova fábrica de transformação e processamento de peixe e cefalópodes, nomeadamente cavala, carapau e polvo, a Congelagos, em Lagos.
A nova unidade contou com um investimento total de 16 milhões de euros, comparticipado em 6,5 milhões de euros pelo programa operacional Mar 2020, estando prevista a criação de 60 postos de trabalho, 50 dos quais permanentes.
A fábrica tem capacidade para receber e processar até 300 toneladas de pescado por dia e armazenar até 3 400 toneladas.
A Congelagos vai trabalhar com os pescadores locais tendo já estabelecido acordos de cooperação com organizações de produtores e pescadores de diferentes localidades como Lagos, Portimão, Olhão, Sines, Sesimbra, Peniche e Matosinhos.
Desta forma, a empresa procurará contribuir para a sustentabilidade da atividade pesqueira, restaurando as atividades tradicionais de Lagos e de toda a região, e dos recursos.
A empresa terá uma vocação exportadora, destinando cerca de 79% da sua produção para países como Espanha, Reino Unido, Malta, Croácia e Turquia. Para 2019, estima a exportação de 15 mil toneladas de carapau e cavala oriundos exclusivamente de produção nacional.