Portugal terminou a participação na 2ª edição dos Jogos Europeus com 15 medalhas - três de ouro, seis de prata e seis de bronze – e superou os resultados alcançados em Baku, no Azerbaijão, em 2015.
A 2ª edição desta competição realizou-se em Minsk, na Bielorrússia, contando nos últimos dias com a presença do Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues.
O Ministro, que tutela o desporto, afirmou que «o resultado de Portugal é francamente positivo» e destacou que «o facto de algumas federações internacionais apontarem estes Jogos como qualificação para os Olímpicos mostra também a qualidade do evento».
«Outras decidiram que não são só Jogos Europeus, mas concomitantemente são campeonatos da Europa», acrescentou Tiago Brandão Rodrigues, salientando a «diversidade» destes Jogos.
«A diversidade chama cada vez mais gente a praticar desporto e chama a atenção para que a cultura desportiva esteja cada vez mais alicerçada no nosso País», sublinhou.
O Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, que esteve em Minsk, nos primeiros dias de provas, relembrou que as conquistas portuguesas «asseguraram uma posição cimeira num ranking europeu».
Nos II Jogos Europeus, a missão portuguesa integrou 98 atletas que competiram em mais de uma dezena de modalidades.
Minsk foi, entre 21 e 30 de junho, o palco de intensa atividade desportiva, com delegações de meia centena de países, imbuídas no espírito que a organização quis dar a esta edição: «Bright year, bright you».
O Primeiro-Ministro António Costa felicitou todos os participantes, atletas e equipas técnicas, que representaram Portugal: «Parabéns aos medalhados e também a todos os que lutaram por medalhas, mesmo não tendo ganho. São um orgulho para Portugal».