Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-12-13 às 18h02

Portugal entrega presidência da Gendarmeria Europeia à Holanda

Portugal entregou à Holanda a presidência da Força de Gendarmeria Europeia (Eurogendfor), uma força multinacional de polícia militarizada constituída por efetivos de forças de segurança com estatuto militar de sete países.
 
Portugal assumiu a presidência da Eurogendfor durante um ano, através da Guarda Nacional Republicana (GNR), e passou agora o testemunho à congénere holandesa Royal Netherlands Marechaussee (RNM), por igual período, numa cerimónia que decorreu em Sintra, distrito de Lisboa, e onde este o Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita.
 
A Eurogendfor, que tem presidências rotativas com duração de um ano, integra atualmente nove países. Portugal, Espanha, França, Itália, Holanda, Roménia e Polónia têm estatuto de membros, a Lituânia de parceiro e a Turquia de observador.

A força tem como objetivo melhorar a capacidade para conduzir operações de gestão civil de crises em áreas vulneráveis, tendo já atuado em cenários como a Bósnia, o Haiti, a Líbia, o Mali e a República Centro Africana.
 
Durante a sua intervenção, Eduardo Cabrita referiu que Portugal, enquanto país fundador desta força, assumiu o compromisso de a desenvolver e consolidar.

«Ao longo deste ano demos pleno apoio à GNR. Esta é uma força que está ao serviço dos valores europeus e, para Portugal, a segurança é um elemento essencial», disse o Ministro.

O comandante da RNM, Harry van den Brink, por sua vez, afirmou que a presidência holandesa pretende continuar «no mesmo caminho» da presdiência portuguesa, «reforçando a colaboração entre todas as forças».