O Primeiro-Ministro António Costa afirmou que «Portugal espera continuar a aprofundar todas as vertentes da relação luso-mexicana», no dia em que assistiu à tomada de posse do novo Presidente do México, Andrés Manuel López Obrador.
Na Cidade do México, no primeiro de dois dias de visita oficial, António Costa destacou que o México «é um amigo de longa data e um parceiro estratégico incontornável» e sublinhou que o convite para estar presente na cerimónia é um sinal do nível de relacionamento e da «presença económica importante que se tem vindo a desenvolver».
O Primeiro-Ministro manifestou o interesse de Portugal em estreitar relações com o México e referiu que o novo Presidente eleito «deixou mensagens importantes à comunidade internacional sobre gestão das migrações» e sobre o objetivo de ter um «sistema económico menos permeável à corrupção».
Além do México, António Costa afirmou ainda o objetivo de as empresas portuguesas poderem desenvolver relações com Cuba, «um país onde vale a pena as empresas portuguesas olharem com atenção». «Está numa mudança importante de abertura e estimula bastante o investimento», acrescentou.
A visita oficial do Primeiro-Ministro ao México inclui também uma intervenção na sessão de encerramento da Feira Internacional do Livro de Guadalajara e a inauguração de uma linha de metro nesta cidade mexicana, numa obra que contou com a participação da Mota-Engil.