O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, reiterou as «claras ambições» que Portugal tem de liderar a área do digital até 2030, destacando a importância da Iniciativa Nacional de Competências Digitais (INCoDe.2030).
Em Bruxelas, na iniciativa Digital Day 2018, organizada pela Comissão Europeia, o Ministro referiu a importância de reforçar a área da inteligência artificial, as tecnologias específicas como o blockchain, que promove a descentralização como medida de segurança, e a inserção destas num contexto de desenvolvimento dos ecossistemas de informação.
«É no contexto de valorizar o digital em Portugal que só faz sentido estarmos constantemente inseridos nas redes europeias para melhor podermos criar empregos, ao mesmo tempo que valorizamos o conhecimento na área do digital», disse.
O Ministro sublinhou o desafio europeu de «olhar para o digital como uma oportunidade para a coesão e a competitividade» e acrescentou que «juntar coesão e competitividade na Europa nem sempre tem sido comum».
«A questão crítica é como, através das tecnologias digitais, podemos olhar simultaneamente para mais competitividade, com mais financiamento para o desenvolvimento empresarial, mas ao mesmo tempo não deixando ninguém de fora», acrescentou.
Iniciativa Nacional Competências Digitais
Manuel Heitor destacou o programa português da Iniciativa Nacional Competências Digitais (INCoDe.2030) como exemplo de desenvolvimento de competências que vão ao encontro da materialização da ideia de mercado único digital na União Europeia.
A iniciativa portuguesa tem o objetivo de estabelecer uma estratégia para o desenvolvimento digital do País, posicionando-o no grupo de países europeus de topo em matéria de competências digitais até 2030.
O Ministro sublinhou ainda o lançamento de novos programas da União Europeia, como o VentureEU, que permite «financiar pequenas e médias empresas que podem ter acesso a novos mercados».
Manuel Heitor afirmou que a inteligência artificial pode ser uma área de negócio «se for vista como um processo de responsabilidade institucional».