No dia em que se assinala o 20º aniversário da Consulta Popular, o Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, foi recebido pelo Presidente da República de Timor-Leste, Francisco Guterres Lú-Olo, a quem transmitiu «o profundo compromisso em relação ao povo de Timor-Leste».
«Foi uma honra poder estar com o Presidente da República em representação do Primeiro-Ministro e do Governo português», afirmou João Gomes Cravinho, descrevendo o encontro como um momento para recordar a emoção, o profundo compromisso e «os tremendos passos que foram dados ao longo destes 20 anos».
Durante o encontro, o Ministro da Defesa português reiterou a vontade de reforçar a cooperação a diversos níveis e trocou impressões com o Presidente timorense sobre os novos desafios das Forças de Defesa de Timor-Leste, nomeadamente ao nível da segurança marítima, assegurando o grande compromisso no apoio às Forças de Defesa de Timor-Leste e às novas responsabilidades que o país enfrenta.
A cooperação, que já vem de longe, será brevemente reforçada na componente marítima, através do apoio à criação de uma autoridade marítima nacional, pelo que os próximos militares cooperantes terão formação especial nesta área.
O Ministro da Defesa Nacional encontra-se em Timor-Leste para uma visita oficial de três dias, em representação do Governo português, para participar nas Comemorações do 20º Aniversário da Consulta Popular, que consagrou a autodeterminação daquele país.
No final da reunião João Gomes Cravinho afirmou que o momento que agora se assinala demonstrou o «compromisso forte de Timor-Leste em querer exprimir a sua vontade democrática de ser livre», tornando-se num país soberano, que olha para o futuro e solidamente estruturado.
«O caminho destes últimos 20 anos é um caminho que enche de orgulho todos aqueles que sempre acreditaram. Tenho muito orgulho em dizer que Portugal sempre acreditou. E o tempo veio dar razão a essa confiança», disse ainda.
Para além da participação nas comemorações oficiais, o Ministro da Defesa português visitou o Instituto da Defesa Nacional, encontrou-se com o Primeiro-Ministro e o Ministro dos Negócios Estrangeiros da Austrália, reuniu-se com os militares da Cooperação no Domínio da Defesa e inteirou-se dos projetos com Timor-Leste.