Portugal vai fornecer equipamento militar à República Centro-Africana (RCA) no âmbito de um acordo de cooperação na área da defesa que será assinado entre os dois países.
A realização deste acordo foi um dos assuntos abordados na reunião realizada no Forte de São Julião da Barra, em Oeiras, entre o Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, e a Ministra da Defesa da República Centro-Africana, Marie-Noëlle Koyara, que tinham estado reunidos em dezembro e julho.
Numa conferência de imprensa conjunta, o ministro português referiu que «já existe um esboço de acordo que está atualmente a ser examinado pelas autoridades da RCA».
«Acredito que, ao longo dos próximos meses, seja possível encontrar um acordo satisfatório para ambas as partes e que nos dê um chapéu para a nossa cooperação» disse João Gomes Cravinho.
O Ministro disse também que Portugal e a RCA já mantêm «várias atividades de cooperação», dando como exemplo a permanência, nos últimos anos, de cerca de 200 militares portugueses na RCA e que servirá de base «para uma cooperação mais profunda e duradoura».
No caso do fornecimento de equipamento militar, João Gomes Cravinho afirmou que está atualmente a ser feita a «identificação das necessidades» mas que Portugal já manifestou abertura para prestar esse apoio.
Formação das tropas especiais
Segundo o Ministro da Defesa português, o futuro acordo de cooperação prevê também um aprofundamento na área da formação sobretudo nível das tropas especiais.
«As nossas tropas especiais, os paraquedistas e os comandos, deixaram uma imagem muito viva e muito positiva e é natural que em função disso tenha havido intenção da parte da RCA na formação de tropas especiais, isso será uma matéria de trabalho conjunto», disse ainda.
A Ministra da RCA, por sua vez, elogiou a atuação dos militares na República Centro-Africana, sublinhando que a sua presença é reconhecida pela população.