O Primeiro-Ministro António Costa destacou o consenso que o Governo e a Presidência República têm no que diz respeito às temáticas prioritárias para o futuro.
Nos jardins da Residência Oficial do Primeiro-Ministro, durante as comemorações dos 45 anos do 25 de Abril, António Costa sublinhou a importância de áreas como o combate às alterações climáticas, o combate às desigualdades e a necessidade de enfrentar o desafio da transição para a sociedade digital.
«São temas contemporâneos aos quais temos de concentrar cada vez mais atenções», acrescentou o Primeiro-Ministro.
Durante a tarde, e cumprindo uma tradição anual, a Residência Oficial do Primeiro-Ministro abriu portas para comemorar o aniversário do 25 de Abril. Entre os vários espetáculos, destacaram-se as atuações musicais de António Zambujo, do punk filarmónico da Fanfarra Kaústica e da Filarmónica de Gafanha da Nazaré.
O programa inclui ainda os tradicionais Caretos de Podence, uma coreografia da Companhia Nacional de Bailado, e uma homenagem a Sophia de Mello Breyner Andersen, cujo centenário se comemora este ano.
Maria de Lurdes Pintasilgo, a primeira mulher a liderar um Governo em Portugal, e a artista plástica Lourdes Castro, também tiveram um papel de relevo nas comemorações.