O Startup Visa já teve 46 pedidos de informação, sendo 87% provenientes de potenciais empreendedores brasileiros e 4% de franceses, havendo ainda pedidos do México, Reino Unido e Turquia. O programa ainda não entrou em funcionamento, só começando as inscrições em 15 de março.
O Startup Visa é o programa de acolhimento a estrangeiros que pretendam desenvolver projetos de empreendedorismo ou de inovação em Portugal, através da concessão de vistos de residência e apoio a imigrantes na criação e instalação de empresas de base tecnológica.
A primeira fase do Startup Visa vai ficar concluída nos próximos dias, com a certificação de 71 incubadoras, sendo que cerca de 20 estão localizadas no interior do Continente e uma na Madeira.
O programa decorre em duas fases: um processo prévio de certificação de incubadoras que possam ser entidades de acolhimento e apoio a imigrantes empreendedores na criação e instalação de empresas de base tecnológica e, seguidamente, a concessão de autorizações de residência a esses empreendedores.
Certificação das incubadoras
A certificação de incubadoras tem como objetivo assegurar que estas entidades estão aptas a acolher cidadãos de Estados não membros da União Europeia (conforme definido na Portaria n.º 344/2017), sendo o IAPMEI responsável pela análise, seleção e certificação das candidaturas, bem como pelo acompanhamento da execução do programa.
O IAPMEI fez larga divulgação do processo associado à certificação de incubadoras, através dos seus suportes de comunicação (website, newsletter e redes sociais), bem como através de mailings personalizados para as incubadoras acreditadas, incluindo e-alerts.
A fase para submissão de candidaturas para certificação de incubadoras terminou a 28 de fevereiro, estando neste momento a decorrer o processo de análise.
Foram recebidas 71 candidaturas, sendo a grande maioria das zonas de Lisboa, do Porto, de Leiria e de Aveiro. A 15 de março será publicada a lista de incubadoras certificadas no âmbito do programa StartUP Visa.
Terminado o período de certificação de incubadoras, inicia-se a 15 de março a fase de candidaturas por parte dos empreendedores, através do site internet do IAPMEI.