«Valorizar a ação externa na vertente multilateral, económica, cultural, consular e da cooperação para o desenvolvimento» é o objetivo do Ministério dos Negócios Estrangeiros para 2019.
A área do Ministro Augusto Santos Silva pretende «impulsionar a ação externa de Portugal, consolidando a difusão da língua e cultura portuguesas, fortalecendo os recursos da rede diplomática e incrementando a contribuição para a concertação multilateral, no âmbito da ONU e da CPLP».
O Governo tem também o objetivo de «favorecer a internacionalização da economia portuguesa, reforçando os recursos da AICEP e o apoio às empresas exportadoras, a promoção do investimento no estrangeiro e a atração de Investimento Direto Estrangeiro».
A página refere como prioridade «fomentar a Cooperação para o Desenvolvimento, com particular incidência nos PALOP, ampliando as parcerias locais regionais e internacionais» e, no quadro da União Europeia, «defender os interesses nacionais na negociação do próximo Quadro Financeiro Plurianual e preparar a Presidência Portuguesa da União Europeia».